terça-feira, 26 de maio de 2009

CAPOEIRA - parte 2

CARACTERIZAÇÃO E MANIFESTAÇÃO DA CAPOEIRA NA SOCIEDADE
A capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.

Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

Atualmente a Capoeira é entendida como arte. É um jogo de movimentos entre duas pessoas com caracteristicas de luta, assim o correto é dizer, ‘’jogar capoeira’’ e nao ‘’lutar capoeira’’. Também pode ser consideirado como arte marcial brasileira, com ritmos e instrumentos músicais.




A capoeira tem também uma função social. Existem diversos grupos de capoeira que realizam trabalhos sociais com crianças e adolescentes, oferecendo roupa de capoeira. Outros grupos oferecem oficinas que ensinam a fazer berimbaus, o instrumento por excelência da capoeira, e a tocá-los. Tudo para tirar as crianças da rua, de modo a que não haja desvios para qualquer tipo de dependência.

Com isto surgiram os grandes amantes da Capoeira, ou seja, da Capoeira como Besouro Mangangá, Valdemar da Paixão, Totonho de Maré, Cobrinha Verde, Canjiquinha, Caiçara, Atenilo, Nagé Traíra, Pedro Mineiro, Porreta, Sete Morte, Bento Certeiro e o famoso Vicente Ferreira PASTINHA, que escolheu a Capoeira como a sua maneira de viver, praticou e ensinou a Capoeira Angola por muitos anos e fundou o Centro Esportivo de Capoeira Angola, em Salvador/BA.

Vicente Ferreira Pastinha, nasceu em 05 de abril de 1889, em Salvador. Foi o maior nome da Capoeira Angola e hoje é citado como exemplo e referência da Capoeira Angola por vários escritores.

A Capoeira tem uma função muito importante além do jogo, ela resgata a origem, a identidade de um povo, seu valor cultural e histórico, a auto-estima e a cidadania. A CAPOEIRA é o esporte mais completo, comprovado cientificamente, conciliando o Equilíbrio, Movimentos Estáticos e Dinâmicos, predominando a Beleza a Agilidade e a Destreza Corporal.

A capoeira é:


Nenhum comentário:

Postar um comentário