terça-feira, 26 de maio de 2009

CAPOEIRA - parte 3

CAPOEIRA NA ESCOLA
O processo de conscientização quanto ao valor da capoeira já chegou a esfera governamental federal. O MEC sugere a capoeira com disciplina do Currículo da Educação Física. A própria Secretaria e Subsecretaria de Educação Física e Desporto - MEC, lança um Projeto Nacional de Capoeira, visando mobilizar as academias e círculos capoeirísticos "para realizar um levantamento histórico, filosófico e científico em médio prazo, para identificar os Anseios da capoeira" (MEC apud VIANA e SILVA, 2005).

A Capoeira na Escola busca, além de fortalecer um trabalho que já vem sendo desenvolvido em algumas escolas, como nas escolas municipais de Campinas, implantar em algumas outras o ensino da capoeira para uma futura inclusão na matriz curricular das escolas (VIANA e SILVA, 2005).

O objetivo fundamental da capoeira na escola não é o desempenho dos jogadores. É muito mais do que o desempenho físico do jogador, o que se visa é atingir a consciência do aluno. Não se trata, então, de formar jogadores de capoeira, mas de ajudar na formação de seres humanos capazes de lidarem com a diferença, com a alteridade, tornando-se mais livre de preconceitos e mais tolerantes (VIANA e SILVA, 2005).

As transformações sofridas no processo de ensino da capoeira iniciaram a aproximação da mesma ao ambiente escolar, favorecendo seu reconhecimento e ampliando suas perspectivas com vista a se firmar como ferramenta pedagógica no processo educativo (MOREIRA e MOREIRA, 2007).

Por fim, no Brasil, por volta do final da década de 70 e início da década de 80, tivemos um grande crescimento no número de instituições de ensino da capoeira, fato este que contribuiu muito para a pulverização da capoeira em escolas, universidades e creches, acrescentando a estes ambientes de trato com o conhecimento um toque de cultura e inúmeras possibilidades de intervenção no que se refere à atividade física, que acabam sendo respaldadas por leis e sugerida por diversos instrumentos informativos que orientam a educação escolar, como por exemplo os PCN's (MOREIRA e MOREIRA, 2007).

A implantação da Capoeira na Escola, pode ser de ótima aceitação por parte dos alunos, pais, diretores e professores de todas as áreas. Os alunos que participam deste tipo de projeto podem melhorar seu comportamento em sala de aula e na sociedade como um todo. Pode-se ter, inclusive, uma melhora na aprendizagem de todas as disciplinas em geral. Crianças, adolescentes e jovens, que tiverem a oportunidade de participar de grupos de Capoeira em sua escola, certamente terá uma oportunidade ímpar de entrarem em contato com uma parte da cultura brasileira e usufruírem dos benefícios que a prática de Capoeira pode trazer para eles.

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